A importância da família no desenvolvimento psíquico do sujeito

A família é o primeiro grupo que o individuo pertence. É simplesmente uma duplicação da estrutura unitária e essa exerce uma profunda e decisiva importância na estrutura do psiquismo da criança, logo na formação da personalidade do adulto, sendo assim, as possibilidades de desenvolvimento físico e psíquico da criança dependem grande parte das condições emocionais que oferecem os pais, em especial a mãe por sua importância na estruturação do psiquismo infantil.

É necessário que, os pais auxiliem no desenvolvimento de uma consciência critica normal em seus filhos, bem como a família deve se esforçar para estar presente em todos os momentos da vida dessa criança, desse adolescente e adulto. Presença que implica envolvimento, comprometimento e colaboração. Deve estar atenta a dificuldades não só cognitivas, mas também comportamentais. Deve estar pronta para intervir da melhor maneira possível, visando sempre o bem de seus filhos, mesmo que isso signifique dizer sucessivos “nãos” às suas exigências.

Em outros termos, a família deve ser o espaço indispensável para garantir a sobrevivência e a proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como se vêm estruturando.


22 visualizações

Se você precisa de uma avaliação inicial de seu caso, clique no botão a seguir para agendar uma visita em nossa clínica.

Resp. Técnico:

Michele Macedo Gomes:  CRP: 01/21190

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza

+55 (61) 98554-6231  /   +55 (61) 3053-0036

SCN – Quadra 1 – Bloco E Sala 216 Ed. Central Park

Asa Norte, Brasília – DF 70711-903

central@apsivida.com    /   www.apsivida.com